Quem somos


Somos uma instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Condeixa-a-Nova desenvolve a sua atuação promovendo a integração na sociedade do Cidadão com Deficiência Mental, respeitando os Princípios de Normalização, Personalização, Individualização e Bem-Estar, nas áreas da Educação, Trabalho, Segurança Social e Saúde.
Somos a única instituição no concelho que intervêm na área da Reabilitação da pessoa com Deficiência Mental.

Origem
O centro Educacional de Condeixa-a-Nova surge em Novembro de 1982 numa pequena casa do Bairro do Ciclo, pertencente à então Delegação Distrital de Coimbra da APPACDM, apoiando na altura 11 crianças. As inadequadas condições daquele pequeno Centro, e o elevado número de casos em lista de espera, levaram à construção de um edifício, que veio a ser inaugurado em Março de 1988.
Progressivamente foram-se criando condições favoráveis à sua autonomização e em Janeiro de 1992, a APPACDM de Condeixa-a-Nova constitui-se como Delegação possuindo uma extensão - o Centro Educacional de Soure. Por questões de carácter jurídico-administrativo, durante o ano de 2000 todas as Delegações existentes a nível nacional e dependentes da Direção Nacional da APPACDM, foram extintas e constituíram-se em Associações. Foi o que aconteceu com a APPACDM de Condeixa-a-Nova em Agosto desse mesmo ano.

Intervenção Institucional
A intervenção APPACDM baseia-se numa perspectiva integrativa e globalizante, encarando sempre o individuo com deficiencia mental com um potencial de aprendizagem a ser explorado quer a nível intelectual, quer na promoção do desenvolvimento afectivo e psicossocial.
Todo o processo de intervenção centra-se na valorização positiva e continua das evoluções individuais, promovendo a interiorização de atitudes, com um efeito multiplificador que permita aos indivíduos o desenvolvimento mais harmonioso, com vista a uma melhor integração.
Atendendo ao envelhecimento progressivo dos nossos utentes, temos vindo gradualmente a abandonar o modelo de intervenção desenvolvimentista e adoptar um modelo ecológico, o que significa que os planos individuais têm vindo a ser ajustados de uma forma a que estes se aproximem cada vez mais do seu contexto familiar e social, ajudando-os a construir um projecto de vida mais autónomo e refletido.
Assim, definimos para cada ano um conjunto de Propostas Ocupacionais e Terapêuticas onde cada sujeito poderá encontrar a resposta às suas necessidades e interesses.
Conscientes que grande parte das dificuldades de integração não se relacionam tanto com competências técnicas ou desempenho estreitamento profissional, mas sim com o nível do desenvolvimento pessoal e social, privilegiamos a Formação Pessoal, Cívica e a Educação para o trabalho.

Destinatários
Apoiamos jovens e adultos de ambos os sexos, a partir dos 15 anos, com qqr grau de deficiência mental e outras deficiências associadas ou não, bem como indivíduos com grandes dificuldades de adaptação sócio-profissional


Ser instituição de referência da região na promoção da qualidade de vida dos indivíduos com deficiência e incapacidade.
Promover com rigor e qualidade, o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo com deficiência e incapacidade, assegurando o seu equilíbrio psíquico, físico e emocional, com vista à sua plena integração social.
Rigor: Toma decisões com base em factos e executa tarefas e registos conforme definido nos procedimentos.
Confidencialidade: Restringe o conhecimento de dados dos clientes às pessoas que deles necessitam para o exercício do conteúdo funcional do cargo.
Privacidade: Respeita espaços e tempos afetos à fruição dos clientes.
Integridade: Respeita os deveres e os direitos de todas as partes interessadas e regras organizacionais de conduta.
Solidariedade: Assume a interdependência e ajuda recíproca para a garantia da qualidade dos serviços.
Ética: Adota um código de valores que se constituem como referência para um conjunto de ações e práticas no sentido da concretização de uma política de qualidade da intervenção.
Qualidade na acção: Adota metodologias de avaliação continua com vista à melhoria da satisfação de todas as partes interessadas.
- Implementar um sistema de Gestão de Qualidade;
- Criar uma Unidade Residencial que responda às expetativas e necessidades dos nossos clientes e suas famílias;
- Providenciar um maior conforto e bem estar físico e psíquico, realçando nos Planos de Cuidados Individuais a prestação de cuidados básicos de higiene e saúde;
- Diversificar cada vez mais as intervenções terapêuticas, adaptando-as às especificidades de cada cliente;
- Otimizar as respostas formativas, ajudando o formando na construção de um projeto de vida mais competitivo no mercado de trabalho;
- Desenvolver e expandir os sistemas de informação, comunicação e imagem, promovendo a visibilidade da Instituição na comunidade.
Qualidade de Vida
Recursos Humanos
Ética
Confidencialidade
Parcerias
Participação
Responsabilidade Social
Qualidade de Vida
Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho

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