Projectos e Parcerias

A Dançaterapia revela-se um meio facilitador no processo de exploração e perceção corporal. Baseia-se principalmente na conexão entre movimento e emoção, atuando com o corpo e a sua própria linguagem através de movimentos criativos e a espontaneidade individual.

Para além dos participantes assumirem atitudes mais positivas e desenvolverem a auto estima, os benefícios da dançaterapia envolvem uma diversidade de habilidades básicas e complexas a fim de ter uma melhoria também a nível motor, cognitivo e sócio afetivo.

A APPACDM, iniciou um Projeto inovador nesta área, com vista ao desenvolvimento do potencial expressivo dos seus clientes bem como à sua reabilitação funcional proporcionando assim uma melhor qualidade de vida nos domínios do desenvolvimento pessoal, relacionamento inter-pessoal e inclusão social entre outros.

Responsável pela criação: Oportunidades Iguais (Sem diferenças)

Avaliação
Observámos melhorias significativas relativamente à expressividade dos nossos clientes com uma melhoria significativa da sua auto-imagem e auto-estima.Esta área é bastante escolhida pelos nossos clientes, onde participam com muito prazer e empenho na aprendizagem de novas coreografias. Potenciam assim a concentração, a capacidade de raciocínio e a orientação espácio-temporal de uma forma divertida e saudável.

Pensamos que a continuidade do Projeto, vai de encontro aos interesses e expetativas nos nossos clientes, promovendo de igual modo a sua inclusão social através da participação em diversos eventos da comunidade para os quais têm sido convidados.




Segundo a World Federation of Music Therapy, a “Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, num processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento inter-pessoal, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades  físicas, emocionais, mentais sociais e cognitivas.”

Como membro de uma equipa terapêutica, o musicoterapeuta participa na avaliação das necessidades do individuo, na formulação da abordagem e no programa terapêutico, desenvolvendo então atividades musicais específicas para alcançar os objetivos.

A APPACDM desenvolve este projeto de Musicoterapia com vista ao desenvolvimento do potencial criativo e expressivo dos seus clientes bem como à sua reabilitação funcional proporcionando assim uma melhor qualidade de vida nos domínios do desenvolvimento pessoal e relacionamento inter-pessoal entre outros.

Responsável pela criação: Oportunidades Iguais (Sem diferenças)

Avaliação             
A adesão dos nossos clientes a esta atividade tem sido extremamente positiva, proporcionando-lhes momentos de grande satisfação demonstrando um grande interesse, motivação e envolvimento nas atividades propostas, contribuindo por iniciativa própria no planeamento e preparação de exibições das festas da Instituição nomeadamente com a escolha de músicas.


O Rebound therapy foi fundado em 1972 por Eddy Anderson no Reino Unido. No entanto, em Portugal é uma terapia inovadora, introduzida pela Associação “Oportunidades Iguais”, nossa parceira desde o 1º dia nesta intervenção.


A Rebound therapy explora os benefícios terapêuticos do movimento inerente a uma cama elástica, proporcionando uma sensação de confiança e liberdade dos movimentos aos utilizadores, o que facilita a intervenção ao nível da tonicidade muscular, equilíbrio, postura, auto-confiança, lateralidade, destreza física entre outros, estimulando assim uma maior autonomia, bem como um maior alongamento das fibras musculares e mobilização articular (através do balançar da cama) o que leva a um aumento da função do movimento.

Alguns dos benefícios incluem: O aumento da força e do controlo do equilíbrio, relaxação, maior mobilização, controlo postural, Comunicação verbal e não verbal, auto-estima e auto-confiança, coordenação motora, contacto visual, concentração, estruturação espacial entre outros.

A APPACDM, iniciou um Projeto inovador nesta área, tendo como finalidade prioritária a sua reabilitação funcional proporcionando assim uma melhor qualidade de vida nos domínios do bem estar físico e relacionamento inter-pessoal entre outros. Responsável pela criação: Oportunidades Iguais (Sem diferenças)


AvaliaçãoVerificámos melhorias significativas relativamente ao controlo postural e comportamental dos nossos clientes, fortalecimento da auto-confiança em movimentos antes geradores de alguma ansiedade e uma maior predisposição para novos desafios motores. Demonstram interesse e gosto pela área e atividades desenvolvidas.Pensamos que com a continuidade do Projeto, os nossos clientes poderão obter ainda mais benefícios quer física quer emocionalmente, melhorando assim a sua qualidade de vida.




Sem comentários:

Enviar um comentário